Waldemar Cordeiro (1925 - 1973)
Nascimento/Morte
1925 - Roma (Itália) - 12 de abril - Registrado na embaixada brasileira, filho de pai brasileiro e mãe italiana
1973 - São Paulo SP - 30 de junho
Vida Familiar
Pai da bailarina e coreógrafa Analivia Cordeiro (1954) e da bailarina Fabiana Cordeiro (1955)
Cronologia
Pintor, paisagista, crítico de arte, teórico de arte, desenhista, ilustrador
s.d. - Membro da Computers Art Society, em Londres.
1938 - Estuda na Accademia di Belle Arti
di Roma [Academia de Belas Artes de Roma] e faz curso de gravura na
Escola de São Giácomo, em Roma.
1940 - Estuda com o pintor De Simone, em Roma
1940-1945 - Estuda no Liceu Tasso, em Roma
1941-1945 - Breve experiência com gravura em cobre no ateliê do polonês Lipinski, em Roma
1941-1945 - Faz caricaturas no Funny Face Shop e no jornal satírico Petiroso, em Roma
1942-1946 - Enquanto seus dois irmãos mais
velhos pertenciam ao exército de Benito Mussolini (1883-1945), Waldemar
Cordeiro convivia com membros do Partido Comunista italiano
1945 - Participa da fundação da
Associazione Artistica Internazionale Indipendente, conhecida como Art
Club, que se propôs a fomentar o desenvolvimento e a divulgação de uma
arte contemporânea independente
1946 - Aos 21 anos opta pela nacionalidade
brasileira e vem para o Brasil. Passa pelo Rio de Janeiro, segue para
São Paulo e fixa residência no Hotel São Bento (Edifício Martinelli),
moradia e ponto de encontro de diversos artistas e intelectuais
1946 - Inicia trabalho como jornalista. Escreve críticas de arte e desenha caricaturas para o Diário Latino, publicado em italiano
1946 - Trabalha no jornal Folha da Manhã,
fazendo reportagens políticas e ilustrações. Entra em contato com
Guilherme de Almeida (1890-1969), Menotti del Picchia (1892-1988) e
membros do Grupo Santa Helena
1947 - Conhece Lothar Charoux (1912-1987), Geraldo de Barros (1923-1998) e Luiz Sacilotto (1924-2003), seus futuros companheiros do concretismo, na exposição 19 Pintores
1947 - Executa com Bassano Vaccarini (1914-2002) os murais do altar de Santa Rita, da Igreja Bom Jesus do Brás, em São Paulo
1947 - Organiza com Bassano Vaccarini a
mostra de artistas modernos para a inauguração da Domus Galeria de Artes
e Antigüidades, em São Paulo
1947 - Viaja para Roma
1948 - Em Roma, retoma contato com os amigos do Art Club Internacional e volta ao Brasil como delegado do mesmo
1948 - Inicia suas pesquisa abstracionista
1949 - Inauguração da filial do Art Club Internacional em São Paulo, onde Waldemar Cordeiro é eleito vice-presidente
1949 - Reinicia a atividade de jornalista fazendo crítica de arte para na Folha da Manhã
1950 - Participa, com outros artistas e intelectuais, das reuniões organizadas pelo arquiteto Vilanova Artigas (1915-1985) contra a criação e direção da Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
1950-1961 - Projeto paisagístico para a Residência Vicente Gaudio, arquiteto Eduardo Corona
1952 - Realiza estudos de plantas decorativas no Jardim Botânico e sua aplicação em paisagismo, em São Paulo
1952 - Funda, em São Paulo, com Luiz Sacilotto, Lothar Charoux, Féjer (1923-1989) e outros, o Grupo Ruptura,
tornando-se seu principal teórico. Conhece integrantes do grupo
Noigrandes, os poetas Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos
(1929-2003) e Augusto de Campos (1931)
1952 - Inicia sua atuação como paisagista
que torna-se sua principal fonte de subsistência, posteriormente amplia
suas atividades para planejamento urbano
1953 - Participa do Congresso Continental
de Cultura de Santiago do Chile. Visita, com Décio Pignatari, o grupo
concretista argentino de Tomás Maldonado, em Buenos Aires
1953 - Participa do 1º Congresso Brasileiro de Críticos de Arte da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), no MAM/SP
1953 - Em protesto contra a direção da 2ª Bienal Internancional de São Paulo retira suas obras da exposição
1954 - Projeto paisagístico da Residência Dr. David Rosenberg, arquiteto Vilanova Artigas
1956 - Projeto paisagístico para a Residência Schill Kuperman, arquiteto Victor Reif
1957 - Presidente da União dos Artistas Plásticos de São Paulo
1957 - Torna-se membro do Conselho Artístico do MAM/SP
1958 - Realiza o Estudo preliminar, em
colaboração com o arquiteto Anhaia Mello, do Plano Diretor de Santo
André da Borda do Campo, São Paulo
1960 - Abandona o rigor concretista e passa
realizar pinturas com jatos de tinta pulverizados sobre a tela com
compressor, depois passa a realizar pinturas de caráter gestual, nas
quais adere pedaços de algodão e recortes de cartão
1961 - Participa do 2º Congresso Brasileiro de Críticos de Arte da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA)
1962 - Começa a se desligar da pintura e
desenvolve pesquisa, na qual lida com a apropriação de objetos em sua
concretude como suporte de significação e com a técnica da assemblage
1963 - Faz o projeto do playground do Clube Espéria, em São Paulo, inaugurado em 1966
1964 - Viaja para a Europa a estudos
1964 - Encontra-se com o Grupo Recherches Visuelles, de Le Parc, Soto e Tomás Maldonado, em Paris
1964 - Constrói objetos que classifica como arte concreta semântica, mas que Augusto de Campos chama de popcretos
1964 - Entra em contato com a arte pop norte-americana na Bienal de Veneza
1965 - Realiza um trabalho de paisagismo para recreação, na Exposição Internacional de Arquitetura
1966-1967 - Realiza, em colaboração com o
escritório Jorge Wilheim Arquitetos Associados, o Plano Básico
Urbanístico do Vale do Rio Tiête de São Paulo, para a Prefeitura do
Município de São Paulo
1966-1967 - Realiza, em colaboração com o
escritório Jorge Wilheim Arquitetos Associados e Secrete S/A Engenharia,
o Plano Básico Urbanístico de Osasco, para a Prefeitura Municipal de
Osasco, São Paulo
1968-1970 - Realiza, em colaboração com
GPI, Ecplan e os arquitetos João Clodomiro de Abreu e Heitor Ferreira de
Souza, o Plano Diretor Físico para a Prefeitura Municipal de Marília,
São Paulo
1968 - Responsável pelo projeto do Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte
1968 - Conhece o professor de física da
USP Giorgio Moscati, por intermédio de Mário Schemberg, com quem
iniciará suas pesquisas de arte por computado, abandonando a produção de
objetos
1969 - Realiza, em colaboração com o
escritório Jorge Wilheim Arquitetos Associados, o Plano de
Desenvolvimento Integrado de Goiânia, para a Prefeitura Municipal de
Goiânia e o Plano Diretor Integrado do Município de Paulínia, para a
Prefeitura Municipal de Paulínia
1969 - Participa do simpósio Computadores e pesquisas visuais, no Zagreb, Iugoslávia, atual Croácia
1969-1973 - Trabalha sistematicamente com arte por computador (arteônica)
1970 - Realiza, em colaboração com o
escritório Jorge Wilheim Arquitetos Associados, Serete S/A Engenharia,
S.D. Consultoria de Planejamento Ltda, CEP - Consórcio de Escritórios de
Planejamento, o Estudo Preliminar do Plano Diretor Integrado do
Município de Campinas, São Paulo
1971 - Realiza, em colaboração com o
escritório Jorge Wilheim Arquitetos Associados, Serete S/A Engenharia,
S.D. Consultoria e Planejamento Ltda, o Plano de Desenvolvimento
Integrado da Região Metropolitana de Fortaleza, para a Prefeitura
Municipal de Fortaleza
1971 - Consultoria, em colaboração com
Asplan, GPI, Neves e Paoliello, para o Plano Definitivo da Área
Metropolitana da Grande São Paulo PMDI, para o Governo do Estado de São
Paulo - Secretaria de Economia e Planejamento
ca.
1972 - Realiza, em colaboração com o
escritório Botti Rubin Arquitetos, o Projeto de Urbanização da Faixa
Marginal ao Rio Tietê GEGRAN, a ser retificada nos municípios de
Barueri, Carapicuíba e Osasco, São Paulo
1972 - Contratado como pesquisador e
docente da Universidade Estadual Paulista (Unicamp), Campinas, São
Paulo, onde desenvolve um projeto de criação do Centro de Processamento
de Imagens
1973 - Participa do Congresso Internacional de Críticos de Arte realizado no Zagreb, Iugoslávia, atual Croácia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário